A Ponte do Diabo

Esse curta raro de 1997 mostra o papel de uma ponte muito especial num remoto vilarejo nas montanhas do Quirguistão. A ponte de cordas serve como único elo dos habitantes com o resto do mundo. Pessoas, animais e produtos cruzam o rio numa plataforma que deve ser movida pela força dos braços para atingir a outra margem. Por alguma razão que não sabemos, é chamada pelos locais de “Ponte do Diabo”.

O diretor Temir Birnazarov se perguntava se a ponte conecta ou separa. Questão dialética que, afinal, diz respeito a toda e qualquer ponte. Ele documentou também alguns hábitos dos aldeões, com um olhar afetuoso para crianças e animais. De tão rudimentares que são as práticas no lugar, o filme parece retratar uma realidade bem mais distante no tempo do que há meros 23 anos atrás.

Birnazarov, 55 anos, é um diretor, escritor e produtor quirguiz. Ele começou dirigindo curtas premiados como esse, que ganhou láureas e menções nos festivais de Clermont-Ferrand e Yamagata. Mais tarde, Birnazarov realizou seus primeiros longas, como Belgisiz Marshrut (Rota Desconhecida) e Tunku Kyrsyk (Acidente Noturno), com o qual ganhou o Grande Prêmio no Festival de Cinema da Noite Negra, na Estônia.

2 comentários sobre “A Ponte do Diabo

  1. mcristinavalente 24 de maio de 2020 / 20:50

    Eu não sei se a ponte é do diabo, mas um negócio desses não é de Deus não! Que trabalheira! Mas que imagens lindas… Como esse mundo tem coisas para nos ensinar! E como gostamos (você também, eu sei) de aprender!!! Por muitas pontes e um mundo sem muros! Obrigada por compartilhar essa lindeza..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s