Mostar – História de uma ponte

O desejo de ver uma ponte – não sei até onde isso pode me levar.

Na minha viagem aos Balcãs, em 2014, no trajeto entre Sarajevo e Dubrovnik, tomamos um desvio para conhecer a cidade de Mostar, na Bósnia-Herzegovina. Conhecer a cidade é modo de dizer, pois o que me interessava mesmo era ver a mítica Ponte de Mostar.

Construída no século XVI pelos otomanos, a bela ponte arqueada sobre o Rio Neretva virou símbolo de entendimento entre as várias nacionalidades e religiões presentes na região. Até que a Guerra da Bósnia tornou essa convivência impossível.

Em 1993 a Ponte de Mostar foi duramente bombardeada pelas forças crotas até a completa destruição. Mais que um objetivo estratégico, era o ataque a um alvo cultural e simbólico.

A ponte seria reconstruída dez anos depois e voltou a atrair a admiração do mundo. Hoje é uma atração turística que reúne a beleza da construção e do seu entorno aos ecos de uma tragédia histórica.

Este pequeno vídeo resume meu deslumbramento no punhado de horas que passei em Mostar. Pela primeira vez usei materiais de arquivo e uma narração pontual em um dos meus travelogues.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s