Art de Maillart

Heinz Emigholz, o cineasta alemão especializado em filmes sobre arquitetura, dedicou um curta às pontes construídas pelo engenheiro suíço Robert Maillart (1872-1940). As Pontes de Maillart foi exibido na recente mostra de Emigholz no Instituto Moreira Salles. Todas as fotos desse post são frames do filme.

Conforme o estilo predominante nos filmes do diretor, este curta também se compõe de uma sucessão de planos fixos, pouco diferindo de um slide show com som ambiente. O objetivo é destacar os detalhes arquitetônicos que definem a personalidade das construções e a relação das pontes com a paisagem circundante.

No caso das pontes de Maillart, construídas em concreto armado nos anos 1930 e 40, vistas hoje elas parecem comuns, funcionais, isoladas no meio do mato ou em rodovias áridas do interior da Suíça. Mas a seleção de enquadramentos de Emigholz chama atenção para os pormenores inovadores, como os arcos alongados, os pilares em forma de cogumelo e a distribuição elegante das massas de concreto.

O trecho abaixo, o único disponível no Youtube, não mostra exatamente uma ponte, mas a laje de sustentação de uma estação de tratamento de água com pilares em cogumelo.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Art de Maillart

  1. Marcia Vitari 6 de setembro de 2015 / 22:56

    Adorei seus filmes. Seu silêncio. Sua calma & contemplação na observação de construções arquitetônicas transformadas em objetos artísticos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s