A maravilha de aço de Calcutá

A Ponte Howrah, construída entre 1938 e 1943, é um dos símbolos de Calcutá. Liga esta grande metrópole indiana à cidade vizinha de Howrah, cruzando sobre o Rio Hooghly. Passam por ela diariamente cerca de 100 mil veículos e 150 mil pedestres. É uma ponte suspensa ou flutuante, com extensão total de 705 metros. O vão central mede 457 metros sem nenhum apoio sobre o leito do rio. A obra é admirada por não recorrer a parafusos nem porcas. A estrutura de 26.500 toneladas de aço é sustentada apenas por rebites.

A construção já apareceu com destaque em dezenas de filmes indianos, um dos quais é o noir intitulado justamente Howrah Bridge, de  Shakti Samanta (1958). Está também em filmes estrangeiros rodados na Índia, como Gandhi, de Richard Attenborough, e Cidade da Esperança, de Roland Joffé.

Mas a maior atuação cinematográfica da Ponte Howrah, para mim particularmente, é nesse registro que fiz dela em 2005, durante uma viagem pela Índia. Filmei-a de todos os ângulos que pude, inclusive passando por baixo numa barca. Nesse pequeno vídeo que editei agora, estão a ponte e seu entorno nas duas margens, com sua fauna humana incomparável e o buliçoso mercado de flores religiosas que fica na margem de Calcutá.

Não adicionei nenhuma música, já que nada ficaria melhor que o som ambiente, com o buzinaço permanente do tráfego, o ruído dos barcos e a algaravia sonora dos bengaleses.

Para melhorar um pouco a qualidade da imagem, acione o HD na barra inferior do Vimeo.

Anúncios

Um comentário sobre “A maravilha de aço de Calcutá

  1. Maria Cristina Valente 22 de agosto de 2015 / 14:17

    Sensacional, Carlinhos. Pontes são de uma metáfora ainda mais linda do que janelas. E você sempre dando show!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s